domingo, 20 de fevereiro de 2011

Não tá na moda: Machismo

"Eu lavo, passo, cozinho. E daí?
Eu sou fiel. E daí?
Minha esposa ganha mais que eu. E daí?
Eu não bebo. E daí?
Eu sou terno. E daí?
Eu às vezes choro. E daí?
Eu sou carinhoso com meus filhos. E daí?
Eu não sou machista. E daí?


Reaja Equador. O machismo é violência."



     Fico indignada por viver em pleno séc. XXI e ainda me deparar com situações machistas todos os dias. Seja por notícias em jornais a respeito de homens que bateram em suas mulheres, seja por ver uma senhora criticando uma moça que não quer se casar.
     As vezes você pode pensar que não é machista, que para você todos os sexos são iguais, mas esquece que ainda no dia anterior mandou sua filha lavar a louça e arrumar o quarto do irmão enquanto ele descansava vendo televisão. Ou se considera uma mulher moderna, mas chama de vagabunda a outra que não quer se casar.
     Ou ainda você, homem, que termina com a namorada que ama porque ela ganha mais do que você. Acha que é um pai sem preconceitos? Então porque disse a seu filho que homem não chora?
     Você que é chefe, paga o mesmo salário a um homem e uma mulher que ocupam o mesmo cargo?
     Sabemos que é quase cultural em toda a América Latina o machismo e essa ideia de que o homem "traz a comida e bota o dinheiro na mesa" mas nos últimos anos essa história vem mudando. Este é apenas um dos vários vídeos de uma campanha do Equador para combater o machismo.

Reaja, Brasil. O machismo é violência.
     Para ver os outros vídeos procure por "Reacciona Ecuador".

37 comentários:

  1. Realmente machismo nesse pleno mundo moderno é ridiculo! \o

    Beeijos.
    http://diariodelooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que a traducão não é assim uma Brastemp kkkk mas foi o que eu postei que não era para reparar em alguns detalhes kkk nem quando eu quero consigo ser séria kkkkk desculpe fooi o que eu achei no tubo kkkkk

    Gata tem muita mulher que tem o pensamento machista e conformista tipo " ah homem é assim mesmo ..." e isso é o que mais me revolta , quem cuida da criação dos futuros homens somos nos "mulheres" e infelismente "As Filhas da Revolução" não soube cria-los .
    A pergunta é As Netas da Revolução saberão educar a nova geração de homens ???
    Se continuarem com o mesmo pensamento arcaico acredito que não.
    Criem seus filhos ensinando a eles que machismo não é coisa de homem e que as mulheres não são servas deles mas sim companheiras.

    Escrevi um post nesse comentário kkkkkkk

    Beijos
    http://soumagarota23.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. E o pior é que AINDA existe!!! Mas tudo vai mudando aos pouquinhos, adorei o post...

    Beijos

    www.unhasglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Um dia desses eu estava vendo na televisão um grupo de homens que decidiram fazer um curso para aprender a lavar, passar e cozinhar antes de se casarem para poder ajudar suas mulheres no serviço de casa. Eu achei certíssimo e uma ótima ideia, até porq, a cada dia as mulheres vem ganhando mais o mercado de trabalho e os homens ficando cada vez mais em casa. Cara, isso é o máximo! shuaiao

    Parabéns por esse post. É sempre bom divulgar essas ideias :D. Nós vamos revolucionar o Brasil, não é mesmo amiga? rs.

    Beeijos (L)

    ResponderExcluir
  6. Achei incrível o post, realmente há muito machismo, mas também por culpa das mulheres mães que criam seus filhos homens sem desenvolver a sensibilidade dos filhos e das mulheres esposas que se expõem às regras dos maridos sem a menor preocupação com si. O machismo é uma questão cultural, e é necessário sim a mudança, que se inicia em casa e é levado às ruas.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Eu também odeio essas coisas. E o pior é que existe mesmo. Nem parece que a gente vivem em pleno séc. 21

    www.batomnosdentes.blogspot.com
    Beijocas, Maria Luiza

    ResponderExcluir
  8. vim te deixar uns bjnssss
    Luíza
    http://jornaldaluluteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Acho ridiculo homem machão e nao me intimido de jeito nenhum .
    nós mulheres devemos botar moral pra cima deles, hHAHA
    Beijos :*

    http://lamodde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa...Ótimo texto!
    Ridículo, em pleno século XXI, ainda ter homens que se acham superiores às mulheres. E pior ainda são as mulheres que aceitam e concordam com essa situação!

    bjs
    www.relicario-fashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha feito um texto sobre o machismo a um tempo atrás. Como eu falava no texto, o pior do machismo é que ele não é voluntário. Ele vem da criação do homem. Acaba sendo difícil para muitos aceitar que mulher não é mais brinquedo.

    Vale a pena dar uma olhada lá!
    http://15-de-novembro.blogspot.com/2010/03/manual-do-orgulho-do-papai.html

    ResponderExcluir
  12. Com certeza! Estamos no séc. 21 né, não dá pra ser machista!

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante essa campanha...
    acho que seria beeem interessante se o Brasil fizesse algo assim tambem.
    Diga nao ao machao...
    (acabei de inventar) KKKKKKKKKKKKKKKKK

    bjos

    www.machiando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Mariana,porra fiquei até emociona com este post,que legal ver mulheres cada dia mais se alertando e lutando contra o machismo.Sentimos o machismo na oele quase todos os dias,muitas vezes em casa,na tv e cada vez esta mais presente nas escolas...NÃO PODEMOS FICAR PARADAS
    E não é so os homens que comentem o machismo a mulher em varias ocasiões comete,ou é na forma de tratar um filho homem diferente da filha mulher,de chamar de vacabunda uma garota de programa( a mulher tem o direito de fazer o que quer com o corpo dela),ou até mesmo aquela que não quer casar ou ter filhos...

    Gostei muito da campnha vou procurar saber mais!!

    "...o machismo ta la fora mais tbm ta aqui dentro debatendo o feminismo eu vou mudando o pensamento." (musiquinha do mov. mudança no qual eu faço parte)

    beijos e parabéns por abordar esse assunto aqui!
    http://alternativofashionista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Caraca gostei muito desse post eu acho que o machismo é algo que vem de anos mas nada que ñ mude afinal muita coisa já mudou e muita coisa ainda tem que mudar, agora sobre homens que batem em mulheres são uns covardes é mulher que aceita isso ñ se ama de verdade ñ sabe que é importante para alguém seja essa pessoa quem for os pais, filhos enfim fico puta da vida quando vejo uma mulher sendo espancada e depois volta com o cara é diz ele pediu desculpas pow manda ele cm as desculpas pra lá pra bem longe então é isso que penso ótimo post parabéns seguindo seu cantinho segue o meu tbm bjooo:) http://makealinesimples.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ai amei esse post, machismo não ta com nada mesmo! Bjooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  17. Olá!!!
    tá rolando sorteio lá no blog, participe vc também!!!
    http://efeitoglossmakeup.blogspot.com/2011/02/sorteio.html
    bjus!

    ResponderExcluir
  18. A-do-ro "CHACUALHADAS" que leio nesses posts sociais!Pôxa,não é possível que vivemos em uma época de desenvolvimento,produção em massa,mundo capitalista,avanços e algumas pessoas, não sei se por preferência ou burrice mesmo,só sabem criticar e atrasar mais ainda o desenvolvimento e a integração de qualquer indivíduo na sociedade sem levantar distinções e preconceito!
    Caramba:Quando é que essas pessoas irão compreender que a temporada da dona-de-casa não é mais profissão de currículo da mulher?
    Bjs da Jane M.
    http://ondeacinderelaperdeuoscarpin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. É ... mais ainda falta muito. Infelizmente quando chegamos (nós mulheres) há um determinado ponto, parece que algumas se acomodam, entregam os pontos ... Explico: muitas mulheres acham coisas do tipo: ah, a gente já tem direito a voto, podemos trabalhar etc, então tá bom. Mas não é bem assim, né? Eu conheço muita mulher que não investe na carreira porque sabe que o marido não admitiria uma mulher ganhando bem em casa (pois a independência financeira abre os olhos das pessoas né?) Veja bem, muita mulher aceita uma situação de abuso simplesmente porque não tem como se sustentar sozinha. Por isso eu digo o machismo é péssimo, mas quando as mulheres é que são machistas ... na minha opinião é inadmissível.
    Não tá na moda mesmo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Adorei seu blog *o* Já estou seguindo
    Beijoos
    www.blog-every4girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. adorei o post!
    realmente o machismo é violência!
    ridículo ainda existir esse tipo de coisa!


    http://divas-divat.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Pior que tem mto! Geralmente ele está em entrelinhas por ai! Mas mesmo assim ele persiste!
    Machismo é um tipo de violência sim!!

    bjoo

    ResponderExcluir
  23. Otimo post! Aos poucos vai diminuindo.. =))

    makeborrado.blogspot.com

    Um beijo,
    ;*

    ResponderExcluir
  24. Machismo realmente ne stá com nada. Muito boa esta campanha, gostei muito e aprovo. Com certeza assino em baixo pq assim como vc, tb sou das pessoas que se incomodam e n aceitam este preconceito.

    Beijos, minha flor.

    Te espero lá no blog ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. é machismo é fogo
    mas são coisas das quais ainda temos que conviver e lutar pra isso nao acontecer
    e o mais importante
    pra combater isso temos que começar por nos mesmas


    Beiijos
    @Beellyf
    http://bellyfcherry.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Concorco que machismo não tá na moda...e nunca deveria ter ficado né! Essa divisão de homem e mulher deve ser algo apenas biológico mesmo...não tem nada a ver ficar dividindo e nivelando as pessoas ;T

    parabéns pelo post!
    beijos
    achochique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Machismo é como qualquer outro tipo de discriminação e preconceito e deve ser combatido da mesma forma.
    Não creio que homens e mulheres são iguais, nos direitos sim, mas não são iguais e essas diferenças devem ser tratadas com respeito.
    Muito bom o post flor, parabéns.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Oi Mariana!
    Tem sorteio rolando lá no blog, depois passa lá (:

    Beijos
    http://www.alternativofashionista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. uhuuuull! assino embaixo de tudo que vc disse!
    minha pesquisa na facul eh sobre feminismo na literatura inglesa, entao sempre estou mega ligada nessas açoes do dia-a-dia que passam e nem percebemos! AMEI o post!
    bjs

    sacheebombom.blog.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei o post!! O pior que muitas vezes, como você diz no texto, o machismo começa em casa!! Isto é completamente ridículo! Amei o blog e tô te seguindo! Parabéns pelo texto.
    Um grande beijo

    http://karenunhasrs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. ai que horror, o marido da minha rpima é machista, um horror.
    trendluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Ola lindaa!!
    Voce esta no look da semana no blog!!
    parabens pro ser tão estilosa!!
    bjaooooooo

    ResponderExcluir
  33. Eu adoro seus posts elaborados e criativos, espero os proximos (:

    Beijos.
    http://diariodelooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Machismo e qualquer tipo de preconceito é o que faz sermos tão "inferiores" a outros países. O Brasil só anda pra trás impondo diferenças bestas entre as pessoas. Até hoje me lembro quando um jogador de futebol de assumiu gay e um técnico disse "daqui a pouco teremos que ter cotas pra jogadores gays". Nossa, a opção sexual do cara nada muda sua habilidade de jogar. Quanto ignorância.

    viciose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Já comentei aqui, mas só pra dizer que tem promoção lá no blog!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Super verdade. Tá na hora das mulheres subirem no trono. Em pleno século XXI, né? Mas nós devemos em vez de olhar para as coisas ruins, como as mulheres ganharem 15% a menos que um homem no mesmo emprego, e olhar pras boas tipo Primeira mulher presidente do Brasil! Os tempos mudam e as pessoas também. Acredito que um dia (bem próximo) os homens vão abaixar a cabeça pra gente e dizer: "Vocês estão certas e o que nós fazemos é um absurdo!"

    Beijos!
    lovepinkup.blogspot.com

    ResponderExcluir