Neste domingo tive a alegria de visitar a exposição O Mundo Mágico de Escher, que estará no CCBB aqui de Brasília até o dia 26 de dezembro (portanto se até essa data você estiver no Distrito Federal, dê uma passadinha por lá).
M. C. Escher (Maurits Cornelis Escher) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons. Com um professor na Escola de Belas Artes de Haarlen, conheceu técnicas de desenho e fascinou-se pela arte da gravura.
Em suas obras, retratou de maneira brilhante o reflexo, principalmente em espelhos convexos, a óptica de maneira geral e até mesmo o infinito. Substituía figuras geométricas por aquelas existentes na natureza.
Sem conhecimento prévio matemático, descobre todos os diferentes grupos de combinações isométricas (o que dá a sensação de infinito). E em algumas de suas obras, é preciso um olhar mais atento para perceber que a imagem não é possível no plano real.
Selecionei algumas obras de Escher para colocar aqui.
O Mundo Mágico de Escher é uma exposição interativa. Na Sala dos Espelhos há um canto reservado chaamdo "A Casa de Escher" onde você pode tirar uma foto igual àquela que inicia esse post:
E se algum dia você já se sentiu pequena(o) diante dos outros. Se algum dia você achou que suas ideias são medíocres...
...Escher prova que você pode ser maior do que qualquer um